segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A leitura


 

Como podemos ver pela imagem, a leitura é algo que que nos abraça, que nos envolve, que nos leva a visitar outros mundos e a conhecer novas pessoas.
Desde cedo que é possível criar o hábito da leitura, quer seja através da leitura de outras pessoas em voz alta, quer seja através do visionamento de livros ou pessoas a lerem. Não importa os livros que se lêem, como os de aventura, romance, entre outros, o que importa é ler e gotar de o fazer.
Ao lermos criamos um compromisso com o livro e conosco. Este compromisso baseia-se na vontade de acabar de ler o livro e de o apreciar, de gostar de algumas personagens e de não gostar de outras, de viajar para outras épocas ou locais. Dentro de nós, à medida que vamos lendo, despertam-se emoções, como a alegria ou a tristeza, e sentimentos, como o ódio ou o amor.
A escola deve ser um espaço que proporciona a leitura  e que estimula o gosto pelos livros. O professor deve de ler e mostrar aos seus alunos o importante que isto tem, deve de incentivar as crianças e lerem não só os livros que estes estão acostumados a ler, mas a ler um pouco de tudo.

Deixo aqui os 10 direitos do leitor, que penso ser pertinente partilhar, para que não se sintam mal quando quiserem fazer alguns dos 10 pontos que se seguem.
1.     Direito de não ler;
2.     De saltar páginas;
3.     Direito de não acabar de ler um livro;
4.     Direito de reler;
5.     Direito de ler o que se quer;
6.     Direito de gostar dos heróis;
7.     Direito de ler onde se quer;
8.     Direito de ler vários livros ao mesmo tempo;
9.     Direito de ler em voz alta;
10.  Direito de ler só para nós.

Local da imagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário