sábado, 22 de janeiro de 2011

Reflexão Individual

Começo a minha reflexão dizendo que esta Unidade Curricular tem duas vertentes, a vertente da aprendizagem e do melhoramento em relação à Língua Portuguesa e a vertente da Tecnologia, Informática e Comunicação, que, ao contrário do que se poderia esperar, foram trabalhadas de forma conjunta. No conjunto de ambas as vertentes foram realizadas actividades escritas, sobre as tecnologias que se podem e devem relacionar com a educação, que foram avaliadas pelo seu rigor e qualidade no uso da escrita.
Contrariamente às restantes disciplinas, que fazem parte do programa curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica, esta não tem como parâmetro de avaliação nenhum teste mas sim um blog. Neste deve de constar todos os trabalhos que foram sendo pedidos e realizados ao longo do semestre, a ligação ao Diigo (acrescentei a minha ligação à Box.net), a ligação aos blogs de outras colegas, bem como uma reflexão individual.
A junção das vertentes acima referidas parece-me interessante pois, como é possível assistir nas nossas famílias ou quando nos dirigimos a um contexto educacional, as crianças têm preferência pela utilização do computador e jogos informáticos (PlayStation, Nintendo, entre outros). O que significa que a leitura, de livros ou revistas, se encontra cada vez mais desprezada pela nova geração. Este abandono leva a que as crianças tenham piores notas e utilizem de forma errada a língua portuguesa, se não souberem como utilizar as novas tecnologias de forma correcta, pois o contacto com livros é cada vez menor e mais esquecido. Como futuras educadoras e professoras devemos de arranjar estratégias para resolucionar este problema.
Estas estratégias podem passar pela correcta utilização da televisão, dos jogos on-line, da Internet, para o ensino não só da Língua Portuguesa mas também para outras áreas, como a matemática ou a geografia. Não devemos de ver as T.I.C. como um inimigo mas como um aliado na nossa e para a nossa futura profissão, e acredito que, chegarmos a esta conclusão, seja um dos principais objectivos desta unidade curricular.
Esta unidade curricular mostrou-se muito interessante para mim, pois aprendi a utilizar, de forma simples, novas ferramentas, como o JClic ou o PhotoStory. Percebi também o quão importante é explicarmos aos nossos alunos que existem perigos na utilização da Internet, como a pedofilia [quando homens fazem o papel de crianças para atrair crianças], o roubo de identidades, informações que não estejam correctas, roubo de cartões de crédito, entre outros. Mas como tudo, a Internet tem o seu lado positivo, podemos conhecer novos locais, visitar virtualmente museus, conhecer novas pessoas.
Achei também interessante mostrarem o filme de “A maior flor do mundo”, inspirado num livro de José Saramago. Visto este ser uma obra de qualidade, por ter sido escrita por um Prémio Nobel, que pode ser utilizada em contexto sala de aula; como ficou provado pela realização de pequenas actividades para utilização com os nossos alunos.
Creio, sinceramente, que este trabalho deve ser feito em pares e não por um só pessoa, como eu fiz, pois não é tão bem conseguido nem tão bem acompanhado.

Sem comentários:

Enviar um comentário