terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Relação entre escola e os media

A escola e os media podem dividir as tarefas de educar e desenvolver os conhecimentos da criança, isto se a televisão for capaz de conter programas educativos, chamativos e divertidos. Tal como Roberto Carneiro defende, os media podem ser uma “mais-valia educativa” para a escola, apesar de muitas vezes esta não apoiar os ensinamentos que provêm da televisão.
Apresentam-se vários problemas em relação à televisão, como por exemplo, os pais que não controlam os programas e o tempo que as crianças passam em frente desta. Por isso, tal como acontece com a Internet, é necessário que haja um controlo e um ensinamento por parte de professores e família para o visionamento de determinados programas.
Um outro problema que ocorre é as crianças procurarem programas divertidos que não detenham nenhum ensinamento, em vez dos que são educativos. Os media têm tentado alterar isto, como se pode ver pela grelha de programação dos canais.
Efectivamente, a escola deveria de apoiar as crianças a assistir a programas que lhes possam apresentar conteúdos educativos; exemplos destes programas são: determinados desenhos-animados, debates, programas de entretenimento (como é o caso do Quem quer ser Milionário).
Através dos media as crianças começam a fazer leitura de imagens, a criar hipóteses para a continuação do texto, a contextualizar – no tempo e no espaço – determinadas personagens, a relacionar informação, entre muitos outros ensinamentos possíveis.
A televisão faz parte integrante da nossa vida, como cidadãos de um mundo globalizado. O importante é a escola, e a família, fomentarem o gosto pelo visionamento de determinados programas pelas crianças.

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