Devido à importância que tem obtido, a Internet é utilizada não só pelos adultos, mas também por crianças e jovens. Por isso, têm sido realizados vários estudos sobre a utilização da Internet, tal como a segurança que nela existe.
Alguns dos perigos relacionados com a Internet, são os seguintes: utilização indevida dos dados pessoais, visualização de sites impróprios para a idade, pirataria, marcação de encontros com pessoas desconhecidas, entre outros. Como forma de combater estes perigos, pais e professores, proíbem as crianças de utilizar a Internet. Ao contrário da atitude tomada pelos adultos referidos, outros preferem ensinar a alertar, dizendo quais são os perigos e referindo formas de se protegerem, e a proteger, através de avisos.
Ao longo da história mundial têm havido várias alterações a nível das tecnologias, o que esta trouxe de diferente, em relação às anteriores, é o facto de os jovens terem mais poder que os adultos. Quero com isto dizer, que antes os mais novos pediam ajuda aos mais velhos e agora os papéis inverteram-se, a isto Margaret Mead chamou cultura pré-figurativa.
Concluo dizendo que é importante não proibir as crianças de terem acesso à Internet, mas ter atenção aos sites que estas visitam.
Sem comentários:
Enviar um comentário